O Santos faz uma aposta de risco ao buscar a contratação de Nilmar, que está pelos exames médicos para assinar acordo até o fim de 2018. O atacante tem histórico de lesões e não atua desde maio de 2016, quando foi afastado pelo Al Nasr, dos Emirados Árabes, seu antigo clube – ele continuou treinando separado do elenco.
Sem grandes recursos financeiros e tempo para maturar jogadores de menor expressão no futebol brasileiro, o Peixe acredita que a aposta vale a pena em um momento de carência no ataque. O setor tem dez gols em 11 jogos no Campeonato Brasileiro. Além disso, Vitor Bueno teve lesão grave no joelho e só volta em 2018.
Apesar das contusões frequentes em sua carreira, Nilmar teve destaque em clubes como Internacional e Corinthians, atuou na Europa, no Lyon e no Villarreal, e fez parte do seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de 2010, com o técnico Dunga.
O Alvinegro crê que o departamento médico pode fazer com que NIlmar, aos 32 anos, atue em alto nível. A aposta está no fisioterapeuta Luiz Rosan, que foi contratado recentemente e é especialista em reabilitações cirúrgicas e prevenção de lesões.
O profissional conversou com o atacante nesta segunda-feira, no CT Rei Pelé. Nilmar fez os primeiros exames clínicos e dará prosseguimento às avaliações nesta terça. Se for liberado pelos médicos, assinará contrato até o fim de 2018, com salários abaixo de R$ 200 mil (o teto salarial do clube) e bônus por produtividade.