A campanha de vacinação contra a raiva animal (antirrábica) em Dracena, está programada para a segunda quinzena do mês de setembro, mas as datas ainda serão confirmadas, informa o diretor de Vigilância em Saúde do município, Idelino Soares Sena.
Segundo Sena, na zona urbana, distritos de Jamaica e Jaciporã e no bairro Iandara, a campanha irá ocorrer em dois dias, com o funcionamento de 23 postos de vacinação. “Em todos os bairros e nos distritos haverá um posto para facilitar à população o transporte dos animais”, acrescenta o diretor.
Ele explica que a campanha na cidade, distritos e em Iandara será dividida durante os dois dias da vacinação. “Fica mais fácil para os moradores, eles terão que se deslocar no máximo cinco quarteirões para chegarem aos postos da campanha”, diz.
Sena não precisou o número da população animal de cães e gatos na cidade, nem a previsão de quantos animais serão imunizados devido a incidência de leishmaniose na cidade onde é necessários fazer a eutanásia dos animais contaminados. “Mas na campanha de setembro do ano passado, foram registradas aproximadamente 4 mil vacinas em cães e 800 em gatos”, informa.
Após a zona urbana, nos distritos e no bairro Iandara, a vacinação antirrábica vai percorrer a zona rural do município, onde, segundo o diretor de Vigilância será mais demorado, provavelmente até duas semanas porque os agentes e voluntários terão que verificar todas as residências da zona rural.
Além dos funcionários da Secretaria da Saúde, a campanha conta com ajuda voluntária de alunos da Escola Técnica Professora Carmelina Barbosa e neste ano o convite foi estendido à direção da Unesp para os alunos do Curso de Zootecnia da Universidade que queiram colaborar.