A Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) da Unesp, em Dracena, promove até hoje, 18, no campus da instituição o 2º Encontro sobre Política Agrícola e Desenvolvimento, com o tema “Desafio da Sustentabilidade”.
Ontem, 17, no primeiro dia, o evento reuniu cerca de cerca de 130 pessoas, entre produtores rurais, alunos da Unesp e da Escola Técnica Estadual (Etec), Professora Carmelina Barbosa e autoridades.
O objetivo do Encontro é para os produtores discutirem com profissionais que atuam em órgãos públicos e instituições financeiras, as principais ideias em execução e a serem implantadas para suporte às atividades rurais.
Também visa fornecer subsídios para os profissionais das áreas de ciências agrárias atualizarem-se em política agrícola, particularmente quanto ao plano de safra 2017/2018, além das políticas públicas específicas de desenvolvimento rural e para os alunos complementarem sua formação
O evento conta com a presença de professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), de Piracicaba, profissionais da Secretaria Estadual da Agricultura (SAA), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF), além de docentes da própria FCAT.
De acordo com os organizadores a situação econômica do País torna ainda mais relevante que lideranças participarem da discussão sobre a aplicação de recursos financeiros para financiamento de safra e de programas voltados à sustentabilidade.
No primeiro do evento, ontem abordados nas palestras, os temas “O papel do Instituto de Economia Agrícola (IEA)”, “Mercados Institucionais e Organização Social”.
Para hoje, a partir das 8h30, estão programadas no anfiteatro da Unesp, as palestras “Ideologias e o Método da Ciência, um enfoque especial no Agro”, com o professor doutor Fernando Curi Peres (Usp e Esalq), e “Sustentabilidade: proposta de avaliação”, com o dr. João Gomes Martins Filho (Usp e Esalq)
Compareceram na abertura do evento ontem, o coordenador da Unesp, professor Paulo de Figueiredo, o vice-prefeito, Moisés Antônio de Lima, entre outros convidados.