Todo dia o noticiário das TVs mostram crimes cometidos por bandidos nas cidades contra cidadãos, principalmente em bairros da capital ou em cidades grandes, mas as estatísticas mostram que o drama não é mais apenas em cidades maiores.

Geralmente o povo, entidades ou mesmo instituições da sociedade apenas e somente pedem mais policiamento e providências das autoridades, mas apenas isso resolve?
O mais engraçado é nunca se perguntam, porque a criminalidade chegou a esse ponto? O grande problema está na origem do “ovo da serpente”. Nossos poderes deixaram acontecer o que todos deveriam saber: ” Eclosão do Ovo da Serpente”. As serpentes saíram do ovo e agora estão “famintos” e atacam qualquer um.
Será que é difícil de entender? Será que é preciso desenhar? Ou, acham que colocando um policial para cada bandido, esses irão mudar de ideia e se tornar um santo? Uma vez serpente, sempre estará à caça de vítimas…
Portanto, esse batalhão de bandidos e meliantes que são frutos da incompetência de nossas autoridades, dos poderes constituídos que negligenciam com a falta de investimento em tripés (educação, saúde e segurança) que a própria carta magna exige, não está sendo cumprida, originando uma legião de marginalizados, sem noção de certo ou errado, analfabetos, sem oportunidades, sem comida, sem estudos, sem saúdes, saem à procura do mais fácil….
Tomar para si o que é dos outros, não importando se é errado ou certo, já que quando nascem em famílias desregrados, não se limitam a seguir normas, condutas, princípios ou regras morais e cívicas.
É só analisar… Nenhum ser humano nasce bandido ou marginal… O que ele faz, é fruto do meio em que vive! Quando vemos os mais altos cargos se locupletarem de suas posições e chafurdam na lama das corrupções roubando recursos que deveriam ir para coisas mais elementares como investimento em educação, saúde, segurança, não podemos apenas condenar essa legiões de necessitados, muitos criminosos de ocasião, ladrões de comidas, etc., que nada mais são do que efeitos colaterais da falta de visão dos nossos governantes.
E não me venham dizer que um batalhão de soldados do exército em um estado como Rio de Janeiro, perdido em corrupção e bandidagem de toda espécie, vai resolver e banir de vez os traficantes e criminosos que existem há anos praticando crimes de toda ordem.
Façam uma reflexão, porque em países onde governantes investem em formar indivíduos, pessoas, cidadãos (não em profissionais apenas como acontece no Brasil) como, Suécia, Noruega, Islândia, Suiça, Finlândia, Japão, Coreia do Sul e outros a criminalidade é baixíssima ou quando nem entra em estatistica? Lá os governantes investem em formar gente, em pessoas de bem, não em formar apenas, médicos, engenheiros, advogados, bachareis, etc., sem investir na formação moral, ético, de respeito, de princípios, etc., do povo brasileiro! Raciocinem porque no Brasil existem tantos indivíduos sem caráter, sem respeito às leis e a ordem? Por que?
Lamentavelmente, ministros como Raul Jungmann, usam as TVs e com orgulho ainda tem a cara de pau de dizer que o governo federal coopera e toma suas providências para que a sociedade possa ter a tranquilidade para se viver… Vergonhoso e lamentável!
Reflexão: “Quando alguém pode dizer em qualquer país do mundo, meus pobres são felizes, nem ignorância nem miséria se encontram entre eles, minhas cadeias estão vazias de prisioneiros, minhas ruas de mendigos: os idosos não passam necessidades, os impostos não são opressivos […] quando essas coisas podem ser ditas, então pode tal país orgulhar-se de sua Constituição e de seu governo” (Os Direitos do Homem -Thomas Paine)

*Morador de Dracena