No último fim de semana 29 e 30 de julho, dez estabelecimentos prisionais subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado surpreenderam visitantes tentando driblar a segurança e inserir objetos ilícitos dentro dos estabelecimentos, sendo barradas durante os procedimentos de revista.
Vale lembrar que as pessoas flagradas tentando entrar com ilícitos nas unidades são excluídas do rol de visitas e levadas à Delegacia de Polícia mais próxima, sem prejuízo de responderem na esfera criminal. Também é instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os materiais e, em alguns casos, Procedimentos de Apuração Preliminar para apurar supostas responsabilidades funcionais.
Sábado 29
No Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu, os agentes penitenciários detectaram um objeto introduzido na genitália da companheira de um sentenciado. Após indagada, a visitante informou que se tratava de um invólucro que continha substância entorpecente, retirou e entregou aos agentes de segurança. A mulher foi suspensa do rol de visitas e conduzida à Delegacia de Polícia onde recebeu voz de prisão em flagrante. O sentenciado foi isolado em cela disciplinar para ser submetido a Procedimento Disciplinar, conforme as normas pertinentes.
Já na Penitenciária de Junqueirópolis, antes de se dirigir para a unidade prisional, a fim de visitar o companheiro preso no local, uma mulher foi abordada por policiais da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Dracena. Com ela, os policiais encontraram um invólucro contendo maconha e, por este motivo, foi lavrado Boletim de Ocorrência. O sentenciado foi removido preventivamente para o Pavilhão Disciplinar onde aguardará a apuração dos fatos.
Na Unidade Prisional de Lucélia, duas mulheres tentaram burlar a segurança da penitenciária e entrar com objetos ilícitos na genitália durante visita aos sentenciados. Uma delas trazia consigo, um invólucro contendo dois aparelhos microcelular e 20 comprimidos de estimulante sexual. A outra trazia um aparelho microcelular e diversas anotações de contabilidade. Ambas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia local e os sentenciados ao Pavilhão Disciplinar.
Domingo 30
Na Penitenciária “Asp Adriano Aparecido de Pieri” de Dracena, ao tentar visitar o irmão que cumpre pena no estabelecimento prisional, a visitante foi surpreendida tentando adentrar na unidade com um invólucro contendo substância esverdeada aparentando ser maconha, ocultado na genitália. A Polícia Civil foi acionada e a mulher encaminhada à Delegacia de Polícia e o sentenciado isolado preventivamente para apuração.
Já na Penitenciária “Osias Lúcio dos Santos” de Pacaembu, a companheira de um foi impedida de entrar na Unidade Prisional, após os procedimentos de revista. Isso porque, a mulher trazia consigo em oculto nas vestes um aparelho de telefone celular e um chip. A Polícia Militar foi acionada e a visitante liberada após a formalização do Boletim de Ocorrência. Também foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar eventual cumplicidade por parte do sentenciado que seria visitado, o qual se encontra isolado preventivamente em Pavilhão Disciplinar, bem como, autuado expediente avulso para suspensão da visitante.