A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Dracena apreendeu ontem, 17, duas aves silvestres que eram mantidas em gaiolas e viveiro de uma residência em Dracena.
Segundo a Corporação, após a denúncia sobre ocorrência de pássaro em cativeiro, os policiais militares deslocaram até o endereço denunciado e constataram uma arara Canindé e um Papagaio Verdadeiro mantidos em cativeiros.
Ainda segunda a PM Ambiental, a autuada infringiu o artigo 25, parágrafo 3º, inciso III, da Resolução SMA n°48/2014 e cometeu o crime previsto no artigo 29, parágrafo 1°, inciso III, da Lei 9.605/1998.
Valer ressaltar que a Arará Canindé está ameaçada de extinção, conforme Decreto n°60.133/2014, de acordo com a Ambiental.
Conforme a Corporação, pelo fato das aves serem da fauna silvestre nativa e a infratora não possuir autorização do órgão ambiental competente foi lavrado o Auto de Infração Ambiental (AIA), com multa simples no valor de R$ 5.500.
Ainda segundo a Ambiental, as aves foram apreendidas e encaminhadas à Associação de Proteção dos Animais, sendo a ocorrência apresentada na Delegacia de Polícia daquela cidade.