O Dia do Folclore, ontem, 22, foi comemorado nas escolas municipais de Dracena, com uma série de atividades desenvolvidas em salas de aula, exposições na cidade e exibições de filmes sobre essa manifestação cultural brasileira.
Na Emei Cantiga de Ninar, localizada no bairro Emílio Zanata e que atende 310 alunos na faixa etária de quatro meses a quatro anos, assim como nas demais unidades municipais de Ensino, o tema Folclore começou a ser trabalhado com os estudantes desde a semana passada.
De acordo com a coordenadora da Emei, Neusa Maria Matioli, as crianças tiveram contato com as estórias e lendas de personagens do folclore nacional, como o saci Pererê, a mula sem cabeça, o boi bumba, a sereia, a cuca, entre tantos outros que despertam a atenção das crianças.
“É preciso manter essa tradição cultural aos alunos de forma lúdica e interativa, deixando um pouco de lado a informatização que predomina os dias de hoje é um aprendizado que vão levar para a vida inteira e durante as suas formações saberão distinguir o mito dos personagens”, enfatiza.
Nas salas de aula, o tema é abordado em obras de escritores como Monteiro Lobato, uma dos mais expressivos símbolos da literatura infantil do Brasil, com um rol de personagens que fazem parte do folclore brasileiro, a exemplo do saci, da cuca, o lobisomem, a mula sem cabeça, boitatá, iara e o curupira.
Os professores da Emei vivenciaram a Semana do Folclore com os alunos desenvolvendo uma série de atividades, em algumas estilizados dos personagens do folclore, como a cuca, a sereia e o saci.
Também foi instalada uma sala de cinema para os alunos com a exibição de filmes sobre o folclore.
O projeto nas escolas municipais envolveu também outros aspectos do folclore nacional, como a rica culinária do país que tem relação com a época da escravidão e da colonização européia no Brasil.
Além das atividades nas escolas, o projeto da Secretaria de Educação incluiu exposições em espaços públicos, como a Prefeitura e privados da cidade, a exemplo do Banco do Brasil, no Sicred entre outras instituições.
SIGNIFICADO – Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, culinária, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.