Em julho, a montadora sueca Volvo anunciou que, a partir de 2019, passará a produzir apenas veículos elétricos. Poucos dias depois, foi a vez de a italiana Maserati, fabricantes de ícones esportivos de luxo, informar que, também a partir de 2019, todos os seus novos motores serão elétricos ou híbridos. No Brasil, veículos do tipo ainda são raros.

O Estado de São Paulo tem uma frota de 3.147 veículos elétricos, segundo os registros do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Na capital paulista, são 1.737. O número estadual representa 0,01% da frota total registrada (28.731.415). Na cidade de São Paulo, 0,02% do total do município (8.485.472).

A capital é que tem mais elétricos. Em seguida, vêm São Bernardo do Campo e Campinas (veja a lista dos dez primeiros abaixo).

 

 

 

Veículos elétricos

 

 

 
 

Município

 

 

 

 

 

1

 

 

São Paulo

 

 

                  1.737

 

 

2

 

 

S. Bernardo do Campo

 

 

                     367

 

 

3

 

 

Campinas

 

 

                     105

 

 

4

 

 

Araraquara

 

 

                       59

 

 

5

 

 

Ribeirão Preto

 

 

                       51

 

 

6

 

 

Santos

 

 

                       44

 

 

7

 

 

Indaiatuba

 

 

                       29

 

 

8

 

 

Santo André

 

 

                       29

 

 

9

 

 

Caraguatatuba

 

 

                       28

 

 

10

 

 

Sorocaba

 

 

                       27

 

 

 

Estado

 

 

                  3.147

 

 

 

 Os dados incluem todos os tipos de veículos e de fontes de energia (interna, como no caso de veículos de passeio e motocicletas, e externa, como nos trólebus), além dos híbridos (aqueles que funcionam com mais de uma fonte de energia, sendo uma delas necessariamente elétrica).

 

 

 

 

 

Os números correspondem à frota elétrica registrada, não à frota circulante. A frota de veículos muda constantemente não apenas pela inclusão de veículos zero km, mas também pelas transferências entre municípios ou Estados e por casos de baixa permanente, quando os veículos são excluídos do sistema por perda total após acidentes e impossibilidade de circulação.