Em julho, a montadora sueca Volvo anunciou que, a partir de 2019, passará a produzir apenas veículos elétricos. Poucos dias depois, foi a vez de a italiana Maserati, fabricantes de ícones esportivos de luxo, informar que, também a partir de 2019, todos os seus novos motores serão elétricos ou híbridos. No Brasil, veículos do tipo ainda são raros.
O Estado de São Paulo tem uma frota de 3.147 veículos elétricos, segundo os registros do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Na capital paulista, são 1.737. O número estadual representa 0,01% da frota total registrada (28.731.415). Na cidade de São Paulo, 0,02% do total do município (8.485.472).
A capital é que tem mais elétricos. Em seguida, vêm São Bernardo do Campo e Campinas (veja a lista dos dez primeiros abaixo).
Veículos elétricos
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Município
|
| |
1
| São Paulo
| 1.737
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2
| S. Bernardo do Campo
| 367
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3
| Campinas
| 105
|
4
| Araraquara
| 59
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5
| Ribeirão Preto
| 51
|
6
| Santos
| 44
|
7
| Indaiatuba
| 29
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8
| Santo André
| 29
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9
| Caraguatatuba
| 28
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10
| Sorocaba
| 27
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Estado
| 3.147
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Os dados incluem todos os tipos de veículos e de fontes de energia (interna, como no caso de veículos de passeio e motocicletas, e externa, como nos trólebus), além dos híbridos (aqueles que funcionam com mais de uma fonte de energia, sendo uma delas necessariamente elétrica).
Os números correspondem à frota elétrica registrada, não à frota circulante. A frota de veículos muda constantemente não apenas pela inclusão de veículos zero km, mas também pelas transferências entre municípios ou Estados e por casos de baixa permanente, quando os veículos são excluídos do sistema por perda total após acidentes e impossibilidade de circulação.