O prazo para os beneficiários do auxílio-doença agendarem nova perícia junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que venceria no sábado, 5, foi prorrogado até o próximo dia 21 de agosto, segunda-feira.
A Assessoria de Imprensa do INSS, em São Paulo, informou que não disponibiliza os números das perícias médicas que devem ser feitas por regiões do estado, caso da agência de Dracena que atende dez cidades da microrregião, de Junqueirópolis a Panorama, mas apresentou estatísticas do estado de São Paulo.
Segundo a assessoria do órgão, até o último levantamento realizado pelo INSS, no dia 14 de julho, no estado de São Paulo, foram realizadas 50.335 perícias médicas, com 40.655 benefícios cancelados, que representam 81% das perícias feitas.
“Essas perícias também resultaram em 8.144 auxílios-doença convertidos em aposentadoria por invalidez, 342 transformados em auxílio-acidente, 267 convertidos em aposentadoria por invalidez, 342 transformados em auxílio-acidente, 267 transformados em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% no valor do benefício e 917 pessoas foram encaminhadas para a área de reabilitação profissional”, informa a assessoria do órgão.
A assessoria de Imprensa informa também que também não há levantamento dos motivos/doenças que mais levam aos pedidos de afastamento. “Os segurados incluídos nessa revisão foram convocados, primeiramente, por carta com aviso de recebimento”, informa a assessoria.
Nos casos em que ocorreram a devolução pelos correios da carta de convocação por divergência no endereço constante no cadastro do INSS ou nos casos de domicilio indefinido ou incompleto, a convocação é feita por meio da edital de convocação publicado no Diário Oficial da União.
O beneficiário também pode se informar pelo telefone 135 se está sendo convocado para essa revisão.
O auxílio-doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS acometido por uma doença ou acidente que o torne temporariamente incapaz para o trabalho.