A comunidade católica do bairro Santa Clara e demais comunidades de Dracena estarão em festa hoje, 11, devido ao Dia de Santa Clara.
Para comemorar a data religiosa, está programada para as 19h30, na capela que leva o nome da santa e do bairro da cidade, a missa em louvor a Santa Clara.
A celebração religiosa será presidida pelo pároco Wilson Luís Ramos do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima.
Após a missa em ação de graça a Santa Clara, estará sendo vendido bolo, cachorro quente e batata frita, em prol a comunidade católica.
História de Santa Clara – Santa Clara nasceu no ano de 1194, em Assis, Itália. De família rica, seu pai, Favarone Scifi, era conde. Sua mãe se chamava Hortolana Fiuni. Clara era neta e filha de fidalgos (pessoas da classe nobre). Sua família vivia em um palácio na cidade, tinha muitas propriedades e até um castelo.
Clara desde jovem já tinha a fama de muito religiosa e recolhida. Aos 18 anos, ela fugiu com uma amiga, Felipa de Guelfuccio, para encontrar São Francisco de Assis, na Porciúncula, (capelinha de Santa Maria dos Anjos, onde nasceu a ordem dos Franciscanos e a ordem de Santa Clara). Lá ela era esperada para fazer os primeiros votos e entrar no convento dos franciscanos.
O próprio São Francisco cortou os cabelos de Clara, sinal do voto de pobreza e exigência para que ela pudesse ser uma religiosa. Depois da cerimônia ela foi levada para o Mosteiro das Beneditinas. Santa Clara de Assis vendeu tudo, inclusive seu dote para o casamento e distribui aos pobres. Era uma exigência de São Francisco para poder entrar para a vida religiosa.
Santa Clara de Assis morreu em Assis no dia 11 de agosto de 1253, aos 60 anos de idade. (com informações do site cruzterrasanta)