O município de Tupi Paulista comemora amanhã, 28, 76 anos de fundação Na programação de eventos, está programado para hoje, 27, a partir das 18h, na avenida 9 de Julho, a Festa Celebre Tupi, com show da Banda Brasil 2000 e praça da alimentação com comidas típicas preparadas pelas entidades assistenciais da cidade.
Ontem, 26, estavam programados às 20h30, no Teatro Municipal, apresentação do coral e camerata da Instituição Artística Guiomar Novaes, de Dracena e às 22h30, baile do aniversário do município, no Clube Campestre dos Cem, promovido pelo Lions Clube.
MUNICÍPIO – Em 2016, segundo o IBGE, o município possuía uma população estimada em 15.238 moradores e ocupa uma área territorial de 244.770 km2. O prefeito e o vice são Alexandre Tassoni Antônio (Lê) e Nedécio de Lazari. A Câmara é composta por nove vereadores, presidida por Laércio Leandro da Silva.
HISTÓRICO – O Dr. Lelio Piza e Almeida, proprietário de uma gleba de matas situada no espigão entre os rios Peixe e Aguapeí, estendendo-se para a vertente deste, na zona da Alta Paulista, resolveu e ultimou os planos para a colonização dessa região que era completamente despovoada.
As cidades eram localizadas muito distantes, os recursos e assistências eram impossibilitadas pela falta de condução e de estrada, então os colonizadores resolveram fundar uma cidade onde pudessem reunir os meios necessários para satisfazer as necessidades mais imediatas da colonização.
No começo do ano de 1941 foram entregues ao engenheiro Dr. Francisco Cunha os cortes da mata e a confecção da planta, bem como a administração e venda dos lotes aos Senhores João Staut e Juvenal Camargo.
O local recebeu o nome de Tupi, mais tarde sede do município de Gracianópolis e atualmente Tupi Paulista.