Marcando a Semana Nacional de Controle e Prevenção à Leishmaniose, a equipe de Controle de Vetores e Zoonose alertou alunos e comunidade sobre os cuidados com a doença que afeta cães e pessoas.
Na sexta-feira (11), foram realizadas palestras na escola municipal, no período da manhã e tarde. O médico veterinário Carlos Batista, acompanhado da equipe, agentes Rui, Andrea e da supervisora do IEC (Informação, Educação e Comunicação) Geovana ministrou a palestra destacando a prevenção através do combate ao mosquito palha, “eliminando o criadouro do transmissor da doença, o mosquito palha chegaremos a erradicação da leishmaniose”, destacou.
Carlos também abordou sobre os sintomas dos cães, a vacina de prevenção à doença que só pode ser aplicada em cães atestados saudáveis após o exame, eutanásia entre outros assuntos questionados pelos alunos. Foram entregues também panfletos informativos com ações preventivas, sintomas da doença nos cães e no homem, além do tratamento para a leishmaniose visceral humana.
A equipe da Zoonose também informa que, a partir desta semana, começam os exames sorológicos dos cães para diagnosticar a leishmaniose. Além da coleta, a equipe trabalha intensamente este mês na vacinação de cães e gatos contra a raiva. A imunização vem sendo feita no prédio da zoonose de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.