A 11ª Conferência Municipal de Assistência social, cujo tema foi “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS” foi realizada no sábado (28) em Paulicéia, numa parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Assistência Social e a Coordenadoria Municipal de Paulicéia.
O evento reuniu diversos segmentos da população pauliceiense na Câmara Municipal. A conferência foi momento de discussão, avaliação e criação de propostas para melhoria da política de assistência social do município, estadual e federal, Essas propostas serão levadas para a conferência estadual.
A palestra foi ministrada pela assistente social Maria Bernadete dos Santos Torres e contou com adesão do público participante, com representantes de usuários da política de Assistência Social em geral, além do prefeito Ermes da Silva, a primeira-dama Patrícia Carvalho, vereadores, representantes da Policia Militar e do segmento religioso.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do distrito federal. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.
Após análise das avaliações respondidas, percebeu-se um feedback positivo sobre o que foi discutido durante a conferência.