Hoje (1º/8) celebra-se o “Dia Mundial da Amamentação”, data que tem como objetivo promover o exercício do aleitamento materno e estimular a criação de bancos de leite que contribuem no combate da desnutrição infantil.
Além do leite materno ser o alimento mais completo para o desenvolvimento do bebê, a amamentação contribui para criar um laço entre mãe e filho. Em Dracena, as gestantes podem participar do programa Amigos do Peito que já contabilizou 16.912 atendimentos (hospitalar, domiciliar e na Bebê Clínica (no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara), em nove anos de atividades, oferecendo assistência por meio de ações educativas e preventivas que visam a promoção e manutenção da saúde geral e bucal das gestantes e crianças.
As ações educativas compreendem palestras ministradas por equipe multidisciplinar a cada dois meses na sede do Rotary Club Dracena, onde as mães são acolhidas pelas integrantes da Casa da Amizade do Rotary Club Dracena Imperial e são presenteadas com enxoval para o bebê, também são servidos sucos naturais fornecidos pela Fruteza e lanches.
Ainda no hospital, de segunda a sexta-feira, as puérperas (mulheres que deram à luz) recebem a visita da dentista e a enfermeira para orientar e auxiliar sobre amamentação, agendamento do exame do pezinho, teste da orelhinha, primeiro atendimento na Bebê Clínica e entrega do vale-kit (oferecido pela Farmais). Posteriormente, são feitas as visitas domiciliares para a mãe e o recém-nascido.
No primeiro atendimento, o bebê passa pela dentista que orienta sobre a higiene bucal que deve ser realizada desde o nascimento com retornos periódicos até os dois anos e seis meses de idade. Nos postos de saúde, a gestante tem prioridade no atendimento odontológico, visto que os problemas bucais podem acarretar partos prematuros.
O programa Amigos do Peito tem como parceiros: secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Higiene Pública, Educação e Cultura; Irmandade da Santa Casa de Misericórida de Dracena, Rotary Club Imperial, Casa da Amizade, Fruteza, Farmais, Avahu, Pastoral da Criança e imprensa. Todas as gestantes de Dracena podem participar das palestras independentemente de fazer o pré-natal pelo SUS. Informações na secretaria municipal de Saúde e Higiene Pública pelo 3822-3151 ramal 234.