A Universidade Estadual Paulista (Unesp), desenvolve o projeto de extensão “Boletim de Preços de Hortifruti de Dracena”, com a divulgação mensal dos preços de frutas, legumes e hortaliças, coletados em cinco supermercados da cidade.
De acordo com o coordenador do projeto, professor-doutor Etiénne Groot, a proposta é oferecer à população informações sobre os preços praticados nos principais estabelecimentos comerciais de Dracena visando auxiliar os consumidores planejarem melhor as suas compras.
“Espera-se como resultado que haja um aumento do poder de compra do consumidor e ao mesmo tempo induzir os estabelecimentos a praticarem um preço melhor, além das pesquisas é uma referência para o mercado regional”, expõe o professor.
Os alunos participantes do projeto fazem todo o começo do mês nos supermercados a coleta de preços dos produtos, desde as diferentes embalagens (pesos) e variedades dos hortifrútis.
“São as principais informações referentes aos diferentes pontos de vendas na cidade”, acrescenta Groot. O projeto teve início no primeiro semestre de 2016, hoje conta com a participação de alunos de graduação de Engenharia Agronômica mas está aberto para mais colaboradores da Unesp, assim como da comunidade.
A pesquisa verifica os preços das hortaliças e frutas comercializadas no dia checando os valores que constam nas embalagens, incluindo os pesos, tamanho e diversidades de um mesmo produto, onde ocorrem variações nos valores.
O morango é um exemplo, explica o professor que é um dos produtos vendido em bandejas com pesos diferentes e portanto os preços também variam.
Esses preços praticados pelos supermercados são publicados separadamente, orientando o consumidor na hora de ir às compras. A lista abrange cerca de 100 produtos disponíveis para pesquisas da população. A publicação da lista geralmente é feita na segunda quinzena de cada mês.
“Como resultado, espera-se que haja um aumento do poder de compra das pessoas que façam uso da informação, visando orientar na administração do orçamento familiar, principalmente na compra de hortaliças e frutas”, conclui o professor e coordenador do projeto.
O projeto conta com a colaboração da professora doutora Elaine Mendonça Bernardes, professor doutor Celso Tadao Miasaki e dos alunos da FCAT/Unesp Bruno Braga (bolsista Proex), Samuel Bispo Ramos e Octávio Augusto de Freitas Apostólico.
Serviço – Para ter acesso ao boletim de preços de hortifrútis em Dracena, o consumidor deve acessar o link: http://www.dracena.unesp.br/#!/extensao/projetos-de-extensao1303/. Na página aberta pelo link, o interessado deve clicar sobre o nome do boletim e terá acesso às planilhas.