A Semana Estadual de Mobilização contra a Leishmaniose Visceral, com ênfase na divulgação de sinais e sintomas da doença e eliminação de criadouros do mosquito palha tem início nesta segunda-feira (7) e segue até sexta-feira (11). O tema da Semana é: Leishmaniose Visceral #Eu apoio e faço parte.
A Vigilância Epidemiológica irá promover várias atividades, como palestras, entrega de folhetos informativos e manejo ambiental, entre outros.
As palestras estão programadas na escola municipal João Milan Barbosa, na Pousada Bom Samaritano e na Emei Cantiga de Ninar, além de palestra na Emei, será realizada passeata com os alunos no bairro Emílio Zanatta.
Já no Jardim Brasilândia será realizado manejo ambiental na segunda-feira (7), que consiste no fornecimento de caçambas em alguns pontos do bairro, quando os agentes passarão nas casas fornecendo sacos de lixo e orientando os moradores a retirarem e colocarem nas caçambas qualquer material que possa se tornar criadouro do mosquito palha, ou seja, matéria orgânica em decomposição: folhas, frutos, galhos, etc…
Também serão entregues folhetos informativos em farmácias, supermercados, Unidades Básicas de Saúde e nos pontos de entrega de leite do Programa Viva-Leite.
A realização é da Prefeitura por meio da secretaria municipal de Saúde e Higiene Pública.