Acadêmicos dos cursos de Educação Física e Enfermagem da faculdade Unifadra Dracena, sob a orientação dos professores responsáveis pelo projeto “Viva a Viva”, realizaram diversas avaliações nos participantes do programa, na quinta-feira (17), na Fundec. Foram feitas avaliações da capacidade funcional (equilíbrio, força, mobilidade).
Segundo Luciana Takahashi, coordenadora do curso de Educação Física, o envelhecimento é um processo natural e contínuo que, quando associado ao estilo de vida sedentário, pode resultar em alterações importantes no organismo, como aumento de gordura corporal, redução da massa muscular e massa óssea, levando à redução da força muscular, aumentando assim o número de quedas e consequentemente prejudicando a qualidade de vida. “Programas que promovam a prática de atividade física têm sido uma ótima opção de tratamento não farmacológico, no sentido de minimizar as consequências naturais do envelhecimento e os riscos de doença cardiovascular como diabetes, hipertensão, que atingem grande parcela dessa população”, comentou Luciana Ota.
Nesse sentido, na tentativa de promover a prática de atividade física e melhores condições de saúde para os idosos, a Prefeitura Municipal de Dracena, em parceria com a Unifadra/Fundec, oferece o projeto Viva a Vida, que é realizado às terças e quintas-feiras em diferentes locais da cidade, no período matutino, sendo coordenado pelos professores Anderson Rogério Lecca (Dedê), Bruna Turi e Caroline Venturin Guarinão e tendo como monitores os alunos dos cursos de Educação Física e Enfermagem da instituição.