O que é Neuropsicologia?
A Neuropsicologia consiste em uma área de conhecimento e prática clínica que estuda as relações entre o cérebro, o comportamento e os processos mentais. É uma área interdisciplinar, contando com a contribuição de profissionais de vários campos do conhecimento.
Qual é o objetivo da Neuropsicologia ?
Através de instrumentos, técnicas e conhecimentos neuropsicológicos são delimitadas as habilidades e dificuldades do indivíduo, visando auxiliar o diagnóstico médico, como também estruturar programas de estimulação ou reabilitação personalizados, com o intuito de proporcionar um melhor funcionamento e consequentemente auxiliar na qualidade de vida dos sujeitos.Em casos de prejuízos cognitivos, é possível, por exemplo, verificar se o indivíduo apresenta déficits na memória, na atenção, na velocidade de processamento das informações, etc e; a partir disso, traçar o programa para estimular esses domínios cognitivos afetados.
Em que situações o neuropsicólogo pode me ajudar ?
O neuropsicólogo, através dos métodos e técnicas da neuropsicologia contribui com a avaliação, estimulação e reabilitação cognitiva em crianças, adolescentes, adultos ou idosos, dependendo da necessidade/queixa apresentada. Alguns exemplos:
– crianças com suspeita de deficiência intelectual, transtornos ou dificuldades de aprendizagem;
– crianças, adolescentes ou adultos que apresentam déficits ou alteraçõescognitivas (atenção, memória, planejamento, raciocínio) em decorrência de TCE, AVC, epilepsia, tumor cerebral e outros;
– adultos na transição do envelhecimento saudável para quadros demenciais (D. Alzheimer, Vascular, Parkinson e outras).
Como é feita a avaliação neuropsicológica ?
A avaliação neuropsicológica, também conhecida como exame neuropsicológico, deve ser feita pelo neuropsicólogo. A avaliação é composta de entrevista inicial (responsável, familiar ou acompanhante) e sessões com o paciente. O protocolo de avaliação é elaborado a partir da queixa apresentada, onde são verificadas as técnicas e instrumentos necessários. Posteriormente é feita a devolutiva dos resultados encontrados e as orientações pertinentes.
Preciso de encaminhamento ou eu mesmo posso procurar um neuropsicólogo ?
O próprio familiar, ao perceber alguma dificuldade ou alteração, pode procurar pelo neuropsicólogo. Mas também é comum que o paciente seja encaminhado pelo médico, fonoaudiólogo, psicólogo ou pela escola.
* Neuropsicóloga em Dracena