Hoje, 22, às 14h, na Prefeitura de Dracena, será realizada a 1ª Reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) onde serão apresentados os objetivos da comissão e as necessidades de apoio para a realização do Censo Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, que começa no próximo dia 1º de outubro, terça-feira.
De acordo com o chefe da agência do IBGE de Dracena, Airton Romanini Júnior, o Censo Agropecuário prossegue até 28 de fevereiro, período que serão feitos levantamentos em 100% das 3.500 propriedades rurais existentes nas dez cidades de abrangência da agência, de Junqueirópolis a Panorama.
Nesta primeira reunião de instalação da CMGE, hoje, 22, serão apresentados os objetivos da comissão, o mapa municipal e as necessidades de apoio para a operação do censo. Além da apresentação dos uniformes e aparelhos que os recenseadores estarão utilizando nas pesquisas de campo para identificação.
Irão trabalhar no censo agropecuário nas dez cidades, de acordo com Romanini, 22 pessoas, destes 13 são recenseadores, além de supervisores. O IBGE vem realizando reuniões de capacitação com recenseadores e supervisores.
O censo agropecuário, conforme explica Romanini, vai pesquisar dados sobre a propriedade, nível de produção, quantos dependem da propriedade, pessoal ocupado e ainda estoques, efetivos da pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outras totalizações.