Quais são as maneiras pelas quais as pessoas podem são capazes de mentir e enganar os outros? O que faz com que as pessoas digam mentiras ou enganem, e quais as consequências que podem resultar? O que a Bíblia nos ensina sobre os perigos da falsidade?
O texto de Provérbios 6.16-19 lista sete coisas que são uma abominação para Deus, e duas delas envolvem mentiras: “uma língua mentirosa” e “uma falsa testemunha que diz mentiras”. Deus odeia uma língua mentirosa!Por sua própria natureza, uma mentira é uma declaração falsa feita com a intenção deliberada de enganar.
Muitas passagens bíblicascensuramo hábito de mentir.Provérbios 6.16-19 – Deus odeia uma língua mentirosa e um falso testemunho que fala mentiras.
Êxodo 20.16 – Você não dará falso testemunho contra o seu próximo. Efésios 4.25 – Afastando a mentira, cada um de vocês fale a verdade com o seu próximo.São proibições diretas contra a mentira.
A maioria das pessoas sabe que mentir é moralmenteerrado. Curiosamente, as pessoas que muitas vezes contam mentiras para os outros também muitas vezes ficam aborrecidas quando outras pessoas lhes mentem e são as mais rápidas para acusar os outros de mentirosos!
Ou então as pessoas querem dar uma impressão favorável aos outros, então elas dizem coisas agradáveis que nem elas realmente acreditam ser verdade. Isso pode parecer amável, mas é uma forma de enganar deliberadamente os outros.A hipocrisia está relacionada à mentira. Um hipócrita é um enganador porque ele finge ser algo que ele sabe que não é. O hipócrita tenta dar à outras pessoas a impressão de que ele é mais justo do que ele realmente é.
As pessoas que acreditam na evolução, ateísmo e muitas outras doutrinas falsas, muitas vezes apresentamdesculpas para não acreditar em Deus. Elas afirmam que foram convencidas por evidências científicas, mas na verdade não querem enfrentar a verdade, então elas defendem a evolução ou outro erro, até se convencerem de que é verdade.
Em João 8.44 o Senhor Jesus disse aos mentirosos:”Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. (…) Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira”.A mentira é verdadeiramente uma abominação para o Senhor. Ele odeia uma língua mentirosa. E quanto a você e a mim? Temos línguas mentirosas? Podemos ser capazes de um dia comparecer, diante do Deus Santo,limpos da falsidade e engano em nossos corações e nossas vidas?
*Pastor Presbiteriano