Pela primeira vez, a cidade de Pauliceia figura no Mapa do Turismo Brasileiro. O levantamento elaborado pelo Ministério do Turismo (MTur) foi divulgado na semana passada e classificou o município na categoria C, que possui cinco categorias (A, B, C, D e E). Agora, o ministério sabe que Pauliceia tem potencial turístico.
A medição identifica o desempenho do potencial econômico do turismo de cada cidade. Na edição mais recente, o MTur avaliou o nível de atratividade turística de 3.285 municípios brasileiros, dos quais 432 ficam no estado de São Paulo.
Pauliceia ficou classificada na “Rota de Destinos – Águas do Oeste” junto com Lucélia; Adamantina; Salmourão e Panorama.
De acordo com Inês Teresinha Nicola, diretora municipal de Turismo e Cultura de Paulicéia que é também a interlocutora Regional do Mapa do Turismo, a presença do município no levantamento do governo Federal traduz o avanço das políticas públicas municipais voltadas ao turismo “Acredito que a pesquisa está alinhada à realidade exposta”, disse.
Quanto às ações que cabem ser implementadas para fomentar o setor, Inês cita, entre outros, os recursos da câmara dos deputados para melhorar os principais pontos turísticos do município; e o plano diretor que esta sendo elaborado para o município participar também do MIT (Municípios de Interesse Turístico). “A base do planejamento turismo ele vai sair nesse plano diretor que esta sendo elaborado, que tanto serve como plano de ação, como ele vai servir para demonstrar o trabalho que estamos realizando e vamos realizar para os deputados aprovarem Paulicéia como município de interesse turístico”, afirmou Inês.
Ainda sobre os próximos passos, a diretora de Turismo comenta que ela estará presente na 45ª ABAV Expo internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa para adquirir mais conhecimentos no assunto e para divulgar próximo evento que vai fomentar o turismo em Paulicéia, que se trata do 1º Torneio de Pesca Esportiva de Tucunaré que ira acontecer nos dias 3 e 4 de novembro.
ENTENDA — O Mapa do Turismo serve como base para o planejamento e a execução de políticas para o setor. É um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, a estruturação e a promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada.
ASSESORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA – PREFEITURA DE PAULICÉIA