A Primavera no hemisfério sul começa hoje,22, às 17h02 e encerra no dia 21 de dezembro, às 14h28 (horário de Verão). A nova estação chega à região com temperaturas altas previstas em até 39°C e sem chuvas para os próximos dias em Dracena e região.
Conforme o site Climatempo, o mês de outubro será quente na região sudeste do país e as probabilidades de chuvas fortes só ocorrem na segunda quinzena do mês.
Já a temperatura para os próximos dias em Dracena e região devem oscilar com a mínima de 21°C e máxima de 39°C, com sol e poucas nuvens. Para esta sexta-feira, 22, a mínima prevista é de 23°C e a máxima pode chegar aos 37°C.
Amanhã, 23, a tendência é da mínima 24°C e a máxima38°C enquanto o domingo, 24, deve ser um dia mais quente ainda, com a mínima de 23°C e a máxima pode chegar aos 39°C. Na segunda-feira,25, a temperaturaoscila entre 21°C e 37°C.
LA NIÑA-O fenômeno La Niñapoderá estar de volta nesta primavera e verão. Conformeo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há um aumento na probabilidade do La Niña (cerca de 55 a 60% de chances) ocorrer nesta primavera e verão de 2017-18 no Hemisfério Sul.
“Durante o mês passado (agosto), as temperaturas equatoriais da superfície do mar (TSM) foram próximas ou abaixo da média em todo o Oceano Pacífico oriental e central. Previsões mais recentes do Sistema de Previsão Climática do NCEP (CFSv2) e do Conjunto de Modelos da América do Norte indicam a formação de La Niña na primavera de 2017 e verão de 2018 no Hemisfério Sul”, informa o Inmet, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.
A La Niña se desenvolve a partir do resfriamento das águas do Oceano Pacífico, ao contrário do El Niño, quando há o aquecimento destas águas. Normalmente a La Niña provoca alterações na quantidade de chuvas, no Sudeste geralmente provoca aumento de precipitação que foge do padrão de normalidade.