Aprender a andar de bicicleta é uma das primeiras conquistas quando se é criança. Ao longo da vida praticamos essa atividade como lazer, esporte e muitas vezes para manter a boa forma e saúde. Desde sua criação como um brinquedo de madeira até as versões mais modernas com dispositivo elétrico, as bicicletas são os veículos mais usados no mundo, seja para locomoção diária ou diversão nos finais de semana.
Mas é preciso alguns cuidados antes de colocar sua bicicleta na rua e o principal deles é com a segurança. Muitos acessórios estão disponíveis no mercado para ajudar a manter a integridade física do ciclista. Em possíveis acidentes, o capacete para bike é imbatível, em especial para evitar lesões na cabeça.
Acessórios mais do que úteis
Mesmo o capacete sendo indispensável para qualquer atividade com bicicletas, é importante destacar outros equipamentos, principalmente se você está pensando em ser o novo medalhista olímpico. Para melhorar o seu rendimento, alguns apetrechos são necessários como sapatilhas, luvas e óculos especiais.
Para a maioria dos usuários, a bicicleta é a companheira de pequenas aventuras, passeios e de trabalho. Para elas também é primordial o uso do capacete para bike, sendo alguns acessórios de muita utilidade para deixar a atividade muito mais segura e prazerosa. Veja alguns itens que auxiliam a parceria entre você e sua bicicleta:
- Mochila de Hidratação
- Cadeados
- Campainhas
- Ciclocomputadores
- Placas de Sinalização
- Suportes
Dicas para você andar de bicicleta com segurança
Contando com todos os equipamentos de segurança, ainda assim é necessário prestar atenção em outros aspectos como o ambiente em que se vai pedalar e os cuidados com sua bicicleta. Em áreas urbanas existem locais específicos para praticar a atividade, enquanto em zonas rurais é preciso saber a trilha e tomar cuidados com os obstáculos. Confira algumas dicas que devem ser seguidas:
- Cuidados com a bicicleta
Sempre é aconselhável fazer a manutenção periódica de sua bicicleta. Isso inclui verificar parafusos frouxos, o estado da corrente e cabos de freio e os pneus para não ficar “na mão” no meio do caminho. Utilizar lanternas de qualidade para andar à noite são dicas essenciais para usa segurança.
- Saber e seguir as leis de trânsito
Lembre-se que a bicicleta é um veículo e está sujeito às leis de trânsito. Respeite as placas de sinalização assim como os semáforos. Se precisar mudar de faixa, sinalize com o braço e nunca ande contra o fluxo de carros (contramão).
- Bom senso ao trafegar
Mesmo seguindo o código de trânsito, é prudente ser sensato em determinadas situações. Evite trafegar em lugares onde o motorista não espera movimento, como espaço entre a mureta e a fila da direita, visto que uma porta aberta pode causar um grave acidente. Cuidado também com o desembarque de passageiros em pontos de ônibus. Jamais fique ao lado de veículos em curvas ou rotatórias. A chance de o ciclista ser derrubado é muito grande.
- Acompanhado é bem melhor
Se for pedalar nas grandes metrópoles, tente arrumar um grupo de outros ciclistas para lhe acompanhar. Um grupo pode ajudar tanto contra a violência das grandes cidades como ganha maior visibilidade dos motoristas.
- Cuidado com os fones
Essa é difícil, mas evite andar com música muito alta nos fones de ouvido. Escutar uma buzina ou sinalização pode evitar surpresas desagradáveis.
- Conheça seu caminho
Em viagens cotidianas, como para o trabalho, faça uma rota com o menor trânsito possível, mesmo que essa escolha aumente um pouco o percurso. Tente circular em ciclovias e use as calçadas somente quando necessário, de preferência conduza sua bike ao seu lado nesses momentos. Em trilhas feitas em lugares isolados tente usar o GPS, faça um mapa do trecho a ser percorrido e informe a outras pessoas onde você pretende pedalar.
Com essas dicas e o equipamento de proteção, é só curtir momentos agradáveis em sua bicicleta. Não se esqueça de hidratar bem o corpo em passeios longos com temperatura um pouco mais elevada. Em lugares com grande circulação, seja educado com as pessoas e fique atento nas sinalizações.