A palavra “corrupção” é uma das mais ouvidas atualmente. O que a Palavra de Deus fala a respeito deste tema? Vejamos hoje, e na próxima semana, sete versículos importantes a respeito da corrupção. Hoje trataremos de quatro deles.

Provérbios 29.2: “Quando os justos aumentam, o povo se alegra, mas quando os ímpios dominam, o povo geme”. Não precisamos olhar muito longe para encontrar histórias onde a corrupção derrubou uma nação. Pouco antes da queda de Roma, havia tanta corrupção, que poucos se importaram em ocultá-la. A corrupção política, governamental e corporativa, em todos os tempos, sempre foi um grave problema. Os membros do nosso Congresso fazem tudo o que podem para evitar o pagamento de impostos, mas estes são os mesmos que querem aumentá-los.
Efésios 5.11: “Não faça parte das obras infrutíferas das trevas, mas, em vez disso, exponha-as”. Não é tudo apenas culpa do Congresso; é preciso que pelo menos duas partes aceitem o suborno para que a corrupção aconteça. A Bíblia é absolutamente clara sobre como os cristãos devem reagir a coisas ilícitas quando expostos a elas, onde quer que seja. Não devemos tomar parte nelas, nem mesmo uma parte pequena. Tanto é errado furtar um real quanto um milhão.
Isaías 1.4: “Ah, nação pecadora, povo carregado de iniquidade! Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção!” Aqui Deus repreende a nação de Israel, mas o mesmo se aplica a qualquer nação cujo povo está carregado de pecado. Deus não faz acepção de pessoas ou nações e o que Ele fez a Israel em Seu juízo justo, Ele pode fazer a qualquer nação. As consequências para Israel são as mesmas para qualquer nação carregada de iniquidade; isso conduzirá ao julgamento de Deus; a menos que se arrependa.
Gênesis 6.5: “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal”. Você vê alguma semelhança hoje? Todos estão cuidando de seus negócios, estão longe de Deus, desobedientes e rebeldes, assim como nos dias de Noé, quando o dilúvio do juízo de Deus veio e varreu todos eles. Deus é amor, mas também é justiça! O rebelde não ficará impune.
Percebemos, portanto, o quanto o Senhor abomina a corrupção. E você, tem feito a sua parte para que o espaço em que você vive seja um lugar onde impera a honestidade, a sinceridade e a ética? Criticamos os políticos, mas será que em pequenas atitudes cotidianas não somos corruptos (sonegação, furto de sinal de TV paga, mentiras para tirar vantagem de outrem, etc.)? Pare e pense.

*Pastor Presbiteriano