Em pesquisa publicada pela Revista Exame (Grupo Abril) no dia 17 de agosto, foi divulgado um ranking elaborado pela consultoria Urban Systems (empresa consultora de análise de dados demográficos) que destacou os 50 municípios que apresentou resultados acima da média brasileira em saúde.
Tupi Paulista foi classificada em 31º lugar do ranking, como melhor cidade do Brasil em Estratégias Inteligentes em Saúde.
O Índice de desempenho foi de 3,339 onde a empresa consultora avaliou alguns indicadores como: – leitos por habitante, médicos por habitante, cobertura de ESF, despesa municipal com o setor, ciclovias e atendimento urbano de esgoto e coleta de resíduo.
O prefeito Alexandre Tassoni Antonio (Lê) colocou como prioridade na reconstrução de Tupi Paulista o setor da saúde, onde está aplicando 27% percentual acima do exigido pela Lei 141/2012, com contratação de profissional medico, reabertura da ESF III (fechada na gestão anterior), investimento na compra de medicamentos da assistência farmacêutica básica, cumprimento de horário pelos profissionais médicos, dentistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos ampliando o acesso da população. Lembrando que o município apresenta 2,5 médicos para cada 1 mil habitantes muito acima da media nacional que é de 1 para cada 1 mil habitantes. Os leitos no município é de 1 para 830 habitantes a media nacional 1 para 1mil habitantes.

 

Veja o ranking das 50 melhores cidades do Brasil com estratégias inteligentes em saúde.

Ranking

Cidade

Pontos

Vitória (ES)

4,099

Belo Horizonte (MG)

3,830

São Caetano do Sul (SP)

3,806

Sobral (CE)

3,788

Palmas (TO)

3,678

31º

Tupi (SP)

3,339