Hoje (2) foi um dia de muita comoção no campus da Unesp de Dracena. Tudo por conta da morte da professora doutora Maria Luiza Poiatti num trágico acidente no sábado (30/9). Foi decretado luto oficial de três dias na unidade e as aulas foram suspensas hoje.

No período da tarde, a direção da unidade, professores, servidores da Unesp e alunos se reuniram no auditório Gabriel José Delgado Martins para homenagem à professora. A abertura foi feita pelo diretor da unidade, professor doutor Paulo Figueiredo, seguida pela fala da coordenadora do curso de Zootecnia professora doutora Sirlei Maestá, fala dos alunos do cursinho e da graduação e de mais participantes que quiserem demonstrar consideração e carinho pela memória da professora. Houve um momento de oração e a professora Sirlei Maestá e os servidores Tiago Nigre e Renato Nunes apresentaram as canções Céu Lindo e Oração de São Francisco.

A reportagem conversou com o professor Paulo Figueiredo por telefone.  “Estamos profundamente tristes com o ocorrido, consternados. Luiza era uma grande amiga de todos no campus. Nos ajudou muito no trabalho de alavancar a unidade. É um momento de reflexão em que notamos todo o carinho dos alunos e dos técnicos e ela merece por tudo o que foi e o que representa”, pontuou.

PERFIL –Natural de Descalvado (SP), Maria Luiza era zootecnista, com mestrado e doutorado pela Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp. Começou a lecionar em Dracena como professora substituta emmaio de 2005. Em junho do ano seguinte foi realizada a contratação efetiva. Foi coordenadora dos projetos de extensão: Produtos Lácteos e a Saúde do Consumidor; Grupo de Estudos sobre Animais Selvagens – GEAS/Dracena e Universidade Aberta à Terceira Idade – Unati.  Atualmente coordenava o cursinho pré-vestibular Alvo; projeto Cão Cidadão e GEPOA – Grupo de Estudos de Produtos de Origem Animal.  A professora tinha 51 anos e deixa irmãos.