Secretaria Municipal de Saúde de Flórida Paulista fez nesta segunda-feira (9) um alerta para que os moradores mantenham seus quintais livres de possíveis esconderijos e criadouros de escorpiões. Além disso, também ressaltou que, ao se depararem com algum escorpião, as pessoas não devem tentar capturá-lo, mas, sim, avisar o Setor de Vigilância Epidemiológica ou Sanitária do município.
As orientações foram divulgadas após a morte de um menino de dois anos e sete meses atacado por um escorpião em uma propriedade rural no domingo (8). Em nota, a gestora municipal de Saúde, Edneia Marin, lamentou o ocorrido.
“Informamos também que todas as medidas de suporte nos casos de acidentes por animais peçonhentos foram prestadas, tanto na Santa Casa de Flórida Paulista como na Santa Casa de Adamantina. Salientamos ainda que todos os casos de acidente por animais peçonhentos são notificados, investigados e tomadas as medidas de controle conforme protocolos técnicos do Ministério da Saúde”, salientou Edneia Marin.
“Enfatizamos o alerta para que todos os moradores mantenham seus quintais livres de possíveis esconderijos e criadouros e que, ao se depararem com algum escorpião, não tentem capturá-lo e sim avisar o Setor de Vigilância Epidemiológica ou Sanitária do município”, concluiu a gestora municipal de Saúde.
A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo esclareceu que segue política definida pelo Ministério da Saúde, que indica a definição de alguns locais estratégicos para a disponibilização de soro contra animais peçonhentos. O polo próximo a Flórida Paulista fica em Adamantina. Anualmente, são notificados cerca de 15 mil casos no Estado.
Ainda segundo a secretaria estadual, “as ações de combate e prevenção relacionadas a zoonoses competem aos municípios”.
O corpo de Davi Lucca Bernardes foi sepultado na tarde desta segunda-feira (9), no Cemitério Municipal de Flórida Paulista.
A criança estava em uma propriedade rural no momento em que foi picada, segundo informações da Santa Casa da cidade.
Ainda segundo informações da unidade de saúde de Flórida Paulista, o garoto não resistiu e morreu no hospital de Adamantina.