Vídeos feitos por um internauta e morador do bairro Frei Moacir I, enviados para a redação do Jornal Regional, relatam que desde o último domingo, 15, estava vazando água suja a céu aberto duma estação elevatória de esgoto localizado numa área verde no local.

O morador do bairro Frei Moacir I reclamava do cheiro forte, demora na solução do problema e da situação revoltante do local, por existir por perto um córrego que estaria contaminado.

A reportagem entrou em contato ontem, 19, com o presidente da Empresa de Desenvolvimento Água, Esgoto e Pavimentação (Emdaep), Fernando Ruiz Filho, para ouvir a respeito sobre o assunto.

Segundo o presidente da Emdaep, no domingo, 15, a bomba da estação elevatória de esgoto queimou, uma vez que ela, conforme Fernando, com a danificação do aparelho, acabou transbordando e vazando, tendo a função de sugar o esgoto e levar direto para a lagoa de tratamento.

Ainda de acordo com Fernando, na última segunda-feira, 16, funcionários da empresa haviam realizado a troca do equipamento.

O internauta fez um vídeo na parte da manhã de hoje, 19, e enviou à redação novamente, relatando que a água suja ainda continuava descendo pela área verde e que um agente da Cetesb compareceu ao local, para analisar a situação.

A reportagem do Jornal Regional compareceu na tarde de ontem, 19, na área verde do Frei Moacir I, onde fica localizada a estação elevatória de esgoto, e foi constatado que o vazamento não ocorria mais, porém o rastro da água e o cheiro forte persistiam no local.

Conforme a Polícia Militar Ambiental, o local atingido é uma área verde de sistema de lazer e que fica próximo da Área de Preservação Permanente (APP), cerca de 50 metros. Ainda conforme a Corporação, um morador do local ligou para reclamar sobre o caso e também foi orientado a procurar a Cetesb e a Emdaep.

 

Cesteb – A reportagem do Jornal Regional entrou em contato com a agência da Cetesb, em Dracena, no início da tarde de ontem, 19, para falar sobre o caso em questão, mas fomos informados de que o gerente responsável do órgão estava em viagem por conta do trabalho, numa reunião em Marília e que só voltaria hoje, 20.