Um gesto que salva vidas e não doi nada. O ato de doar sangue é importante para quem doa e principalmente para aquele que irá receber, por meio da transfusão de sangue.
De acordo com a enfermeira do Banco de Sangue da Santa Casa de Dracena, Maria Inês Cremon Miguel, o estoque de bolsas de sangue da unidade encontra-se estável para atender a demanda, em comparação ao mês passado que tiveram em falta, principalmente os tipos sanguíneos negativos.
Ainda segunda a enfermeira, o Banco de Sangue da Santa Casa de Dracena recebe todos os tipos sanguíneos e conforme a mesma, os O+ e O- são os que mais saem para as transfusões.
Ela ressalta que os tipos sanguíneos negativos são os que mais estão em falta e orienta a qualquer pessoa possa estar realizando a doação.
Basta à pessoa estar saudável e comparecer ao Banco de Sangue, apresentar um documento com foto, realizar o cadastro e a triagem.
Conforme Maria Inês, as doações são recebidas de segunda a quinta-feira em dias úteis, no horário das 8h às 11h, exceto sexta-feira, no qual são atendidos os pacientes.
Segundo ela, o Banco de Sangue de Dracena realiza ao mês uma média de 250 a 300 transfusões de sangue, no qual atende pacientes das Santas Casas de Dracena, Junqueirópolis, Tupi Paulista e Panorama.
Já em números de doações de sangue, de acordo com a enfermeira, são recebidas ao mês cerca de 200 a 250 bolsas.
Serviço
O Banco de Sangue está localizado ao lado da capela da Santa Casa de Dracena, na rua São Paulo. O horário para as doações de sangue é de segunda a quinta-feira (dias úteis), das 8h às 11h, exceto sexta-feira, no qual são atendidos os pacientes.