“Ver o sorriso no rosto das crianças é muito gratificante. Me sinto muito feliz e realizada”, revelou a coordenadora do projeto Um olhar sustentável, Lourdes Grassi.
O projeto, que é desenvolvido há três anos pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tupi Paulista (Acatupi) com o apoio de voluntários, tem como objetivo recuperar brinquedos descartados na reciclagem para entrega-los às crianças que estudam na rede municipal.Neste ano, a entrega ocorreu na tarde de segunda-feira (2), na quadra da escola municipal Ana Thereza Coppetti Ferreira, quando 460 brinquedos recuperados, entre bonecas, bolas, carrinhos, pelúcias entre outros, foram entregues às crianças. Também foram entregues seis bicicletas (duas para cada escola). Voluntários, autoridades, convidados, familiares dos catadores e das crianças lotaram a quadra da escola municipal.
A coordenadora do projeto conta que a ideia de reaproveitar os brinquedos para a doação foi de Vera Lúcia da Silva, que faz parte da Acatupi, ao perceber a quantidade de brinquedos em bom estado descartados na reciclagem.
Hoje, muitas pessoas procuram a Associação para doar os brinquedos velhos e auxiliar na recuperação. Lourdes explica que os brinquedos são limpos, higienizados e a aplicação de produtos muitas vezes demanda exposição ao sol, além disso, as bonecas exigem cuidado especial com os cabelos e com a confecção das roupinhas, o que implica na doação de tecidos e no trabalho voluntário de costureiras que confeccionam as peças gratuitamente.
O processo envolve muitos voluntários que intensificaram os trabalhos nos finais de semana nos últimos três meses para organizar e embalar os brinquedos. “Percebemos o quanto o pessoal da cidade (Tupi Paulista) é unido e solidário, recebemos muita ajuda. As pessoas doam seu tempo e seu trabalho”, finaliza Lourdes.