O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho apontou que no mês passado, em Dracena, 248 pessoas tiveram as carteiras de trabalho assinadas contra 269 demissões, tendo saldo negativo de 21 e com variação de – 0,22.Ainda conforme dados do Caged na cidade, até outubro deste ano foram contratados 3.034 trabalhadores, sendo que na contra mão foram 2.991 demissões, com saldo positivo de 43 e variação de 0,46.
Em Dracena, o setor que mais realiza contratações de trabalhadores é o comércio. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Dracena, Sérgio Manoel, outubro e novembro não apontaram melhora nas admissões, por mais que o período é caracterizado pelo contrato temporário para as compras de Natal no fim de ano.
Ainda segundo ele, as contratações estão estagnadas e conforme o mesmo, as empresas acabam realizando nos meses de outubro a novembro, visando à preparação do futuro funcionário.
Sérgio ressalta que o comércio dracenense emprega em torno de 3.000 a 3.500 pessoas, sendo o setor responsável pelas contratações, além de outros setores secundários como unidades de saúde e educacional.
De acordo com Manoel, dos trabalhadores que foram contratados por algumas empresas para a temporada de fim de ano no comércio, acabam tendo contratos firmados no próximo ano.
PAT DE DRACENA
Segundo a diretora substituta do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Dracena, Joselina Ribeiro da Silva, nos meses de outubro e novembro, cerca de 30 trabalhadores deram entrada ao seguro desemprego, diariamente. Ela disse que ontem, 28, no balcão de empregos havia duas vagas, sendo uma para auxiliar administrativo com experiência na área e ter ensino médio e outra para vendedor externo com experiência e ter habilitação de carteira de motorista.