A publicidade vem mudando muito nos últimos anos. A forma de fazer marketing ganhou muito mais praticidade e agilidade para atingir o público com os avanços da internet. Esse canal faz com que o profissional consiga levar sua mensagem e venda o seu produto ou serviço para incontáveis consumidores de diversas esferas em tempo hábil, praticamente sem sair da sua mesa de trabalho.

Essa mudança, é claro, vem acompanhada de novos recursos tecnológicos para otimizar as atividades de uma empresa. E um desses recursos é o E-mail Marketing (EMM), que é a ferramenta ideal de comunicação para enviar os conteúdos que se quer promover para uma lista de contatos segmentada.

Apesar de prático, o ideal é que a empresa não faça uso de uma lista de e-mail já pronta. É muito mais interessante construir sua própria lista direcionada exatamente para o público que se quer atingir. Tudo que é generalizado pode passar a impressão de que se ganha tempo, mas na verdade promover o produto para um público específico acaba gerando um resultado mais satisfatório.

Uma ferramenta com alto alcance e de várias utilidades

A princípio, quando pensamos em E-mail Marketing, logo vem à mente uma mensagem de propaganda contendo a foto de um produto ou promoção, mas as utilidades desta ferramenta são maiores do que captar uma venda. Um conteúdo bem construído pode informar sobre novidades da empresa ou fixar um marca. Todo o serviço de pós-venda, tão importante para fidelizar e transmitir confiança para o cliente, também pode ser executado pelo E-mail Marketing.

Cada cliente é singular em suas preferências e necessidades. Por isso, o ideal é que a empresa pesquise os hábitos de consumo de seu público para atingir bem no alvo com a mensagem certeira. Esse é o primeiro passo na captação de e-mails para sua lista. Monitore os hábitos de navegação do cliente:

  • Que produto ele pesquisa
  • Que produto ele coloca no carrinho de compras
  • Que e-mails ele ignora
  • Que processo de compra ele pesquisa

É importante usar o tipo certo de E-mail Marketing para obter resultados satisfatórios

Dessa forma, é possível ter a percepção do que cada cliente necessita para depois saber que tipo de mensagem quer passar, o que leva a dividir o E-mail marketing em três categorias distintas de acordo com o estágio de procura do cliente em questão:

  • E-mail Promocional: é quase sempre o primeiro contato entre a empresa e o consumidor, divulga desde promoções a produtos e serviços. É o clássico e-mail comercial que vem geralmente apresentado sob a forma de mensagens compostas por imagens. É proposital para chamar a atenção do cliente logo de início;

 

  • E-mail Informativo: mais conhecido como newsletter. É bem específico para o cliente que a empresa deseja chamar para si, porque parte do princípio que o cliente concordou em receber as informações periodicamente;

 

  • E-mail Transacional: cresceu com o surgimento da ferramenta de vendas on-line. Informa o cliente sobre todo o processo de compra e pós-venda. Esse é talvez o canal mais importante porque fideliza o cliente através da segurança que transmite: informações sobre nota fiscal, entrega do produto, cadastro atualizado e autorização de pagamento.

Como o serviço automatizado pode economizar tempo e deixar sua equipe mais eficiente

Uma boa plataforma de disparo de E-mail Marketing deve se encaixar nas diretrizes do cliente e promover automação do processo de disparo, otimizando recursos, o que inclui templates, integração a softwares de relacionamento (CRM), redes sociais, além de gerar relatórios inteligentes: quantidade de visualizações, cliques, taxa de rejeição, e certificações de entrega, sem riscos de cair na caixa de spam e entrar para as famosas blacklists.

Então, como já mencionado acima, generalizar pode trazer prejuízos para a empresa. Fazer sua lista de e-mail própria é garantia de fidelidade do cliente porque traz a segurança que se espera ao comprar qualquer coisa pela internet, seja produto ou serviço. Afinal, queremos enviar mensagem útil e não spam.