Um furto de um transformador e cabos de energia elétrica afetou 30 famílias e uma escola municipal de ensino fundamental do bairro Agrovila 1, na zona rural de Presidente Epitácio, com o desabastecimento de água e eletricidade nesta quinta-feira (23). O crime foi constatado por moradores logo pela manhã, conforme informou ao G1 o delegado da Polícia Civil Daniel Aparecido Viúdes, que investiga o caso.
Moradores do bairro notaram o crime ao equipamento elétrico por volta das 6h e um aposentado de 63 anos acionou a Polícia Militar. Policiais civis também compareceram ao bairro para atender a ocorrência.
Segundo o delegado, o transformador foi danificado e o material interno do mesmo, composto de fios e bobinas de cobre, foi furtado. A polícia realiza diligências para identificar e prender os responsáveis pelo crime.
Na última sexta-feira (17), um furto de componentes de cobre de um transformador e cabos de energia causou a interrupção do funcionamento da Estação Elevatória de Esgotos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em Presidente Epitácio.
Viúdes explicou ao G1 que a Polícia Civil não descarta que os dois crimes possam ter relação.
“Os casos têm praticamente o mesmo modo de operação. O furto ao equipamento da agrovila não foi visto por testemunhas, mas a polícia trabalha com a hipótese de que mais de uma pessoa esteja envolvida no crime, devido à complexidade de sua execução”, esclareceu o delegado.
Ainda conforme Viúdes, a perícia foi acionada para comparecer ao local do crime.
Prefeitura
O secretário municipal de Obras de Presidente Epitácio, Carlos Roberto Martins, afirmou ao G1 que a Prefeitura disponibilizou um caminhão-pipa para o abastecimento de água aos moradores e, inclusive, à escola da agrovila. Ele salientou que como a unidade de ensino também contava com reserva de água as aulas não foram afetadas nesta quinta-feira (23).
“O caminhão-pipa vai ficar de sobreaviso para atender a todos que precisarem, enquanto houver a necessidade. A Prefeitura vai mantê-lo à disposição”, enfatizou Martins.
O secretário explicou ao G1 que o furto do transformador e dos cabos elétricos atingiu um poço comunitário particular que abastece com água moradores da agrovila.
Segundo ele, a concessionária de eletricidade Energisa Sul-Sudeste já fez a reposição do transformador que atende à comunidade rural.
Martins ressaltou que, nos últimos dois meses, outros pontos da cidade também foram alvos de crimes do mesmo tipo, como o Parque Figueiral, a usina de reciclagem de lixo, a Praça da Bíblia e a Estação Elevatória de Esgotos da Sabesp.
“É um tipo de crime que nos preocupa, pois provoca prejuízos aos cofres públicos com gastos inesperados”, concluiu Martins ao G1.
Energisa
Por meio de nota, a Energisa Sul-Sudeste informou que esteve no local pela manhã, assim que avisada sobre o furto do transformador e dos cabos, e efetuou a troca do equipamento e o reparo da rede elétrica por volta das 12h30.
“Mas o sistema interno de energia do cliente, que engloba o padrão de energia e a fiação elétrica, também foi furtado, por isso o cliente permanece sem energia no momento. Para que ele receba a energia normalmente, é necessário que o sistema interno de energia elétrica esteja normalizado. O cliente foi orientado pelas equipes da Energisa Sul-Sudeste sobre esse procedimento”, relatou a empresa.
A concessionária ainda esclareceu que, assim que regularizar seu sistema interno, basta o cliente avisar a empresa pelo telefone 0800-7010326 (ligação gratuita) e pedir uma religação de energia. “As equipes irão até o local para realizar essa religação”, finalizou a nota.
Sabesp
A Sabesp informou por meio de nota que não opera o sistema de abastecimento de água da Agrovila 1, em Presidente Epitácio.