O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu” Em Ex 19.8 o povo disse: “tudo o que o SENHOR falou, faremos”. E agora apelam para a idolatria fabricando um “deus” … O ídolo nada é, pois é feito pelo homem. Em Isaias 44 lemos que um homem corta para si cedros, com parte de sua madeira se aquenta e cozinha o pão; e também faz um deus e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela. A idolatria é tolice, é loucura! Idolatria é engano de satanás que só serve para nos afastar do SENHOR. Não resolve. O ídolo jamais virá em nosso socorro, pois elenada é.

Respondeu-lhes Arão: “Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim”.Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão. (inclusive os anciãos que prometeram obediência ao SENHOR! – Deus quer mais que promessas e discursos da boca para fora. Ele quer que O obedeçamos e O amemos de coração….). Arão recebeu as joias, as fundiu, transformando tudo num ídolo, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: “Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito!” Tremendo pecado associar o SENHOR, único e verdadeiro Deus, a uma estátua de bezerro que representava um falso deus! É assim que o diabo nos engana!Aí está o perigo da idolatria, pois nos confunde e nos afasta do Altíssimo!

Então o SENHOR disse a Moisés: “Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se. Muito depressa (somos assim – não sabemos esperar nas promessas do SENHOR…rapidamente deixamos de crer…)  se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios (adoração), e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito’!”O SENHOR que tudo vê se entristeceu…

Quantas vezes Jesus terá que descer e entregar a Sua vida para que que confiemos em Seu amor? Creio que a maior causa dos nossos sofrimentos não são os problemas em si, mas a nossa falta de fé em crer que o SENHOR é maior que qualquer dificuldade. Perdemos a esperança por não confiarmos em Seu amor, poder e misericórdia. O resultado disso é que buscamos soluções onde elas não existem. Fabricamos nossos “bezerros de ouro”.

Em quem, ou no quê, você verdadeiramente crê? O SENHOR JESUS disse que Deus é espírito e importa que Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade (Jo 4.24).Bem-aventurados os que não viram e creram!” Creia em Jesus, o Filho de Deus” (João 20.29). O SENHOR é o único que pode dar sentido à sua vida.

*Pastor presbiteriano