O cirurgião dentista Cláudio Cedroni trata mais uma vez a doença endocardite bacteriana. Segundo ele é um dos tipos de infecção generalizada que tem um dos índices (100%) de mortalidade altíssimo, principalmente para quem já tem algum problema cardíaco, como portadores de próteses valvulares, shunts e cardiopatas congênitos cianóticos
complexos. Isso porque a tendência e que as bactérias alojem-se e causem danos em órgãos e outras partes do corpo que já apresentam algum tipo de enfraquecimento por outras causas, explica o profissional de saúde.
“Recentemente ficamos sabendo da morte do músico Ricardo Bueno, ex-integrante
do grupo Dominó. Ele teve um tipo de infecção (septicemia), causado por um abscesso odontologênico, causado por um abscesso dentário”.
Dr. Cedroni explica que as causas de um abscesso variam. “Ricardo pode ter tido uma situação não tratada”, diz.
Ha vários motivos para surgir um abscesso bucal, comenta o dentista. “Por exemplo, pode ser uma cárie profunda que venha a virar um canal. Outra hipótese éum problema na gengiva, que está associado com o uso incorreto ou a não utilização do fio dental”. Segundo ele, as causas podem ser várias. “A maneira mais eficiente de evitar o pior é fazer visitas periódicas ao consultório do seu dentista a cada seis meses, para o diagnóstico precoce e evitando outras complicações”.
O tratamento preventivo é muito importante diz dr.Cedroni, porque conforme ele, vivemos em um País onde se faz
muito o tratamento curativo.“O paciente espera ter o problema na boca para ir ao dentista, onde deveria ser o contrário”.
PREVENÇÃO
Outro cuidado é não demorar muito para escovar os dentes após a ingestão de alimentos, sobretudo, doces.
A atenção com os dentes e tão grande que os cardiologistas costumam pedir antes de cirurgias um bom controle da saúde bucal do paciente, devido ao problema conhecido como endocardite bacteriana, quando estas bactérias, muitas vezes originadas da boca, correm pelo sangue e chegam até o coração causando a morte do paciente.
TRATAMENTO
Um cirurgião dentista pode identificar a dimensão da infecção com exames e planejar o tratamento. Geralmente é realizada a drenagem do pus e uma limpeza. O paciente também terá que tomar medicação para evitar que a infecção se generalize para outros órgãos. “Nunca extrair um dente, sem antes medicar o paciente através de antibióticos, para evitar possíveis riscos de infecção posterior. O melhor a fazer é a prevenção sempre”.
Dr. Cedroni lembra que o custo de uma limpeza no seu dentista não se compara ao custo de um implante, então faça a prevenção. “Procure o seudentista a cada seis meses, pois custa menos e pode salvar a sua vida”.
SERVIÇO:Odontocedroni – Dr. Cláudio R. Cedroni – especialista em implantodontia e prótese dentária. Atende em Dracena, Panorama e São Paulo. Mais informações (18) 3822-6552.