O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) firmou no último dia 21, convênios para modernização de unidades de trânsito em mais 58 municípios. A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Antonio Monteiro.
A modernização nessas 58 cidades ocorrerá em 2018, juntando-se aos 407 postos de atendimento que já funcionam em novo padrão no Estado e que representam 84% a frota paulista. Em média, essas unidades têm 96% de aprovação dos usuários. No total, serão investidos pelo departamento R$ 9.038.000 nos novos municípios. Na região, Adamantina e Panorama assinaram os convênios.
Ao adotar o novo padrão, essas unidades funcionarão em um espaço com infraestrutura adequada, comunicação visual facilitadora e condições de acessibilidade. Os cidadãos também poderão realizar o pagamento de taxas com cartão de débito.
Entre as melhorias, vale destacar ainda a prova teórica eletrônica para os candidatos à primeira habilitação. Na nova unidade, os exames teóricos são realizados em computadores (sem uso de papel e caneta), com a divulgação do resultado na hora. Por meio do portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) ou pelo aplicativo para celulares e tablets (disponível para Android e iOS), o candidato pode treinar para a prova teórica com um simulado que contém perguntas reais do banco utilizado para o teste.