A Polícia Militar Rodoviária prendeu em flagrante por tráfico internacional de droga e uso de documento falso um aposentado espanhol de 81 anos, em Presidente Venceslau, nesta quinta-feira (7). Ele era passageiro de um ônibus que foi abordado pela fiscalização por volta das 4h, no km 616 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), e transportava 2,352 quilos de cocaína no fundo falso de uma mala.
Durante a fiscalização, o espanhol, que é morador de Barcelona, apresentou o passaporte falso em nome de outra pessoa. No entanto, posteriormente, já na Delegacia da Polícia Federal, em Presidente Prudente, o aposentado relatou os seus verdadeiros dados.
A mala pertencente ao indiciado foi localizada no bagageiro externo durante a vistoria no ônibus.
Segundo a polícia, o indiciado alegou que havia sido contratado por uma pessoa de nacionalidade boliviana, para que fosse até a cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para buscar a droga e levá-la até Barcelona, na Espanha. Ele receberia cinco mil euros pelo serviço, o equivalente a R$ 19,5 mil. O aposentado alegou ainda que já havia sido preso outras duas vezes, em Portugal e na Itália.
O homem recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico internacional de droga e uso de documento falso e a ocorrência foi apresentada na Delegacia da Polícia Federal, em Presidente Prudente. A droga e o passaporte do preso foram apreendidos.
O indiciado permaneceu no aguardo da audiência de custódia na Justiça para posterior envio a uma unidade prisional.