As corredoras dracenenses, Aparecida de Fátima Pereira Viana, 59 (mãe) e Beatriz Pereira Viana, 23 (filha), irão competir pela primeira vez e irão se juntar aos 30 mil competidores do país e demais nacionalidades na Corrida Internacional de São Silvestre, sendo a 93º edição que será realizada amanhã, 31, nas principais avenidas e ruas de São Paulo.
Há três meses se preparando para a competição internacional, Beatriz e Aparecida, adotaram uma planilha de treinamentos semanais e quinzenais com reforço muscular e percursos diferenciados de 16 a 18 km. A prova terá o trajeto de 15 km.
Beatriz pratica atletismo desde os 13 anos. Começou a treinar na escolinha de base de Dracena, com o técnico Elizeu Silva. Ela conquistou várias medalhas, tanto de ouro, prata e bronze nas provas de velocidade como 100 e 200 metros e revezamento 4 x 100 metros em competições dos Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior, Estaduais e Jogos Escolares.
Atualmente, ela e a mãe treinam e competem pela equipe “Corre Dracena” em corridas de ruas da região.
Aparecida, segundo a filha, começou a treinar e disputar competições de ruas em setembro do ano passado, após ser incentivada a praticar alguma atividade física, em virtude dos problemas de saúde.
Com orgulho, Beatriz enaltece a mãe, uma vez que, em apenas um ano de treinamentos e competições, ela subiu ao pódio 23 vezes, sagrando-se campeã na categoria 50-59 anos.
Beatriz e Aparecida irão competir na São Silvestre nas categorias 20-24 e 55-59, respectivamente.
“A expectativa é que ela termine a prova entre a 5ª e 6ª colocações da categoria devido ao tempo, mas em virtude da chuva e do percurso, há possibilidade de chegar entre as 20.” disse Beatriz, sobre o desempenho que espera da mãe na São Silvestre.
A corredora enfatiza que pretende finalizar a prova na sua categoria, como avaliação da expectativa na competição. As competidoras dracenenses estariam em viagem para São Paulo ontem, 29.
São Silvestre – A Corrida de São Silvestre é tradição todos os anos e encerra o calendário esportivo do país, reunindo competidores profissionais de alto nível e amadores.
O percurso da prova será de 15 km, onde os participantes passarão por alguns dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, com largada na avenida Paulista e chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero.
A programação no dia da corrida começará cedo. O pelotão de elite feminino terá sua largada às 8h40. Logo em seguida, às 9h, será a vez do pelotão de elite masculino e atletas em geral.