As fortes chuvas que vêm caindo na região nos últimos dias, além de danificar o asfalto na zona urbana, com a formação de buracos, está prejudicando os moradores da zona rural de Dracena, onde várias estradas estão em estado crítico.
Uma das vias rurais que achuva deixou em péssimas condições, é a Estrada 2, localizada ao lado do Motel Savana, no trecho de Dracena a Tupi Paulista, via Oásis. Ontem 9, a Prefeitura fazia reparos de emergência com o uso de entulhos para possibilitar as passagens dos moradores e produtores rurais.
Segundo o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Onivaldo Cavallari, a mesma medida, de usar entulhos para tapar buracos para liberar o tráfego, está sendo adotada nas demais estradas prejudicadas pelas chuvas.
Cavallari informa que a única passagem que está interditada é a Ponte Seca, onde o tráfego já estava proibido devido à fragilidade da estrutura, mesmo assim no último sábado, 6, as faixas que isolam a área foram arrancadas, um caminhão passou de forma irregular e a ponte se inclinou.
“Não há outro trecho interditado, nem recebemos algum comunicado de famílias isoladas, a Prefeitura está atendendo os chamados dos moradores rurais, hoje (ontem) todas as estradas estão dando passagem, mas os motoristas devem ter cuidado e passar devagar nos lugares onde há muita lama”, explica o secretário.
O volume das chuvas também transbordou as caixas secas da água pluvial que são abertas nas margens das estradas rurais para conter as enxurradas para deixar as estradas em condições de passagem. Outro localque as situação está crítica, conforme Cavallari, é da do Bambu, no bairro Palmeirinha.
“Estamos percorrendo toda a zona rural,mas no momento devido as chuvas que estão ocorrendo quase todos os dias, neste momento só é possível executar serviços de emergência, só terá condições de fazer os reparos necessários, com camaleões e consertar as caixas de contenção quando o tempo firmar e o solo secar”, conclui o secretário.
Na zona urbana de Dracena, as chuvas estão prejudicando ainda mais os asfaltos devido às enxurradas inclusive onde foram feitos tapa-buracos nas ruas e avenidas.