Um menino de um ano e sete meses foi picado por escorpião na própria residência localizada no bairro Jardim Santa Clara, em Dracena, no final da tarde de quarta-feira, 24. A vítima chegou a ser socorrida por populares junto ao Corpo de Bombeiros já com convulsões e imediatamente foi encaminhada para o Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Ainda na noite de quarta, a criança acabou sendo transferida ao Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente.

Em nota assessoria de imprensa do HR, informou que “o paciente em questão, um menino de 1 ano e 7 meses, deu entrada durante esta madrugada (25), foi atendido prontamente pela equipe médica de enfermagem, e permanece em observação. Seu estado de saúde é considerado estável”.

A reportagem do JR entrou novamente em contato com o HR de Prudente, às 17h30 de ontem, e o quadro de saúde da criança era considerado estável. 

A Vigilância Epidemiológica (VE) de Dracena recebeu na manhã de ontem, a notificação do caso e a partir de hoje, os agentes de controle de vetores irão visitar o local onde a criança reside assim como as imediações, para orientar o notificante e os vizinhos.

Ainda de acordo com a VE, em 2016, sete pessoas foram picadas por escorpiões e no ano passado o número subiu para 36 casos. Esse é primeiro caso da cidade no ano.

Segundo a VE, em 2016 foram 161 registros de surgimento do aracnídeo, sendo que em 2017 foram 230, um aumento de 48,85%.

Nos últimos anos, os escorpiões têm aparecido em toda parte da cidade e a Vigilância ressalta a atenção redobrada quanto às construções, locais que proporcionam abrigos ao animal.

Durante o ano, na cidade são promovidos pelo poder público, mutirões de limpeza nos bairros e distritos (Jaciporã e Jamaica). Os moradores ainda recebem as visitas de agentes de casa em casa orientando sobre os cuidados com a limpeza.