A Câmara de Junqueirópolis aprovou e o prefeito Hélio Furini sancionou a lei número 3.157, de 19 de dezembro de 2017, que torna obrigatória, na rede municipal de ensino, a disciplina a de Ética e Cidadania.
Conforme lei, “a disciplina tem por finalidade o ensino de princípios éticos aos alunos da rede municipal de ensino, visando influenciar positivamente o comportamento social”.
A norma estabelece que a Divisão Municipal de Ensino, no prazo de 120 dias contados da entrada em vigor da nova lei, deverá através dos profissionais de coordenação pedagógica, elaborar ou adquirir material didático para utilização dos professores da rede municipal de ensino para que a disciplina seja ministrada em formato que facilite a assimilação pelos alunos.
Os professores da rede municipal de Ensino terão que reservar, no mínimo, uma hora por semana para o ensino da nova disciplina, onde deverão ser trabalhadas as letras dos hinos pátrios do país e do município e também a questão do bullying.
Determina ainda a lei que a disciplina deve ser incluída na matriz curricular da rede pública municipal. As unidades municipais de ensino de Junqueirópolis são as escolas: Professor Jair Luiz da Silva, Professora Shigueko Otto Iwaki e Professora Neide Macedo Brandão Fernandes.