Na terça-feira, 30, policiais militares ao verificarem denúncia dando conta que em uma propriedade rural no bairro Patrimônio, em Irapuru ocorria rinha (briga de galos) flagrou animais maus tratados e vários objetos.
Os policiais encontraram 20 galos em visível situação de maus tratos (acondicionados em local impróprio que impediam a movimentação, desprovido de asseio, esporas mutiladas, ferimentos pelo corpo e falta de alimentação). Foi feita a apreensão dos animais e ainda foram apreendidos 57 esporas de plásticos, 20 protetores de bico, oito protetores de cabeça e um rebolo (ringue circular).
Foi acionada a Patrulha Ambiental, que se fundamentando no artigo 32 da Lei 9605/98, elaborou Auto de Infração no valor de R$ 60 mil e também a Polícia Científica.
No decorrer da ocorrência, notou-se que na residência havia várias caixas contendo cigarros oriundos do Paraguai, e por esta razão uma mulher cujas iniciais do nome são L.R.S.T., foi apresentada na delegacia de polícia de Irapuru, onde foi ouvida. Foi elaborado o boletim de ocorrência e apreendido os materiais e aves mutiladas, em seguida, a mulher foi até a delegacia da Polícia Federal em Presidente Prudente, onde foi ouvida, elaborado o auto de apreensão de 5.700 maços de cigarros de diversas marcas.