Tradicionalmente, janeiro é considerado o mês mais chuvoso do ano em Dracena e região. De acordo com a Cati regional instalada a cidade, a média histórica para janeiro é de 229 milímetros e neste ano tudo indica que janeiro seguirá essa tendência uma vez que do início do mês até ontem, 9, no período da manhã, haviam sido registrados 92 milímetros.
Segundo os dados fornecidos pelo diretor da Cati, Luis Alberto Pelozo, em janeiro do ano passado, foramregistrados 454 milímetros, marca que foi superada, em janeiro de 2009, quando choveu 580 milímetros.
Com dados coletados desde 1953, Pelozose lembrou de alguns meses com índices pluviométricos bem abaixo da média, como janeiro de 1975 com 67 milímetros; janeiro de 1982, com 81 mm e janeiro de 1985, com 82 mm.“Com exceção das hortaliças e de algumas frutas, como a uva, que são mais sensíveis e se desenvolvem melhor no sistema de irrigação, já as culturas da cana-de-açúcar, café, seringueira, urucum e pastagem se desenvolvem muito bem com a chuva”, avaliou.
Ainda de acordo com as informações da Cati regional, no ano passado, foram registrados 1.806 mm e dezembro encerrou com 240 mm.