O capítulo de abertura de Gálatas nos adverte que “mesmo se nós ou um anjo do céu te pregar um evangelho contrário ao que nós pregamos, seja amaldiçoado” (Gálatas 1.8). O que, então, é o Evangelho, e por que Deus atribui uma maldição tão terrível para quem pecar? A resposta começa com a justiça perfeita e imutável de Deus.

Criados dependentes de Deus para todas as coisas, o mínimo que devemos a Ele é sempre amá-lo e obedecê-lo. Com um único pecado, no entanto, Adão não conseguiu encontrar o padrão de Deus, tanto para ele como para aqueles que ele representava, trazendo a maldição da morte a todas as pessoas. “O pecado entrou no mundo através de um homem, e a morte através do pecado, e a morte se espalhou para todos os homens porque todos pecaram” (Romanos 5:12).

Fundada em Seu caráter justo, a exigência de Deus para a vida eterna nunca mudou. Ao contrário, o pecado de Adão acrescentou a pena da morte física e espiritual por causa da desobediência. Sem exceção, o perdão dos pecados e a vida eterna são impossíveis sem a perfeita satisfação da justiça de Deus. Ele não seria Deus secomprometesse Sua justiça para salvar uma única alma.

A justiça de Deus, então, forma a base do Evangelho e molda a natureza do trabalho redentor de Jesus Cristo. Somente Cristo, o segundo Adão, poderia satisfazer a perfeita obediência e penalização, por causa do pecado, exigida pela justiça de Deus. Como homem que nunca pecou, somente Jesus poderia estar em nosso lugar como nosso substituto naquela cruz, para pagar diante de Deus nossa dívida infinita pelo pecado. Por mais que tentemos fazer tudo certo, realizar boas obras, como pessoas caídas nunca poderíamosalcançar a perfeição exigida pela justiça de Deus. “Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.” (Tiago 2.10).

Assim, por causa do grande amor de Deus por nós, Cristo cumpriu os requisitos da justiça de Deus em nosso favor: “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascidodebaixo da lei,a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.”(Gálatas 4.4-5). Por meio de Cristo, e somente por meio Dele, a justiça perfeita e imutável de Deus foi satisfeita.Este é o motivo porque somente pela fé em Cristo é possível obtermos a salvação. Este sim, é o verdadeiro Evangelho! Soli Deo Gloria!

 

*Pastor presbiteriano