O Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente recebeu no mês de dezembro três carretas com equipamentos cirúrgicos da marca alemã Dräger , que contabilizam o valor de R$ 4.800.000,00. Segundo a gerente hospitalar, Marli Moriya, esses equipamentos vão compor oito salas cirúrgicas, 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

“São equipamentos que possibilitam cirurgias de alta complexidade, que são os casos dos pacientes oncológicos”. Além disso, Marli acrescenta que haverá um respiradouro por leito na UTI, possibilitando a ventilação de pacientes desde pediátricos a adultos. “Os monitores cardíacos são de alta tecnologia, com Central de Monitoração, onde da própria estação de trabalho, os profissionais conseguem visualizar cada monitor e cada leito”.

Três carretas, com containers vieram de Santos – SP, chegaram a Presidente Prudente por volta de 9h45 da manhã e foram guiadas até o HRC com escolta da SEMAV e dos engenheiros do HRC, Gustavo Poleto e Gustavo Bernardo. Às 11h00, as três carretas chegaram ao HRC e foram descarregadas com empilhadeiras.

Segundo o Diretor Tesoureiro, Izidoro Sana, a ação de hoje consiste na parte final, de equipamentos, da consolidação do Centro Cirúrgico e da UTI. “Isso facilitará o início do atendimento nestes setores do HRC. Esse serviço irá auxiliar a população da região que terá um atendimento priorizado na área oncológica”. O Diretor também afirmou que se espera que até abril do ano de 2018, o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente esteja totalmente equipado e, assim, entrará em operação a partir de julho do ano que vem.

Com a efetivação dessas ações, o HRC passará a ter plenas condições de atender toda a área de DRS 11 (Divisão Regional de Saúde), transformando-se na terceira maior região do interior do estado de São Paulo a oferecer tratamento oncológico.

A compra desses aparelhos é resultante de contratos firmados com o Ministério Público Federal e Estadual de São Paulo, que destinaram o valor de R$ 4.800.000,00 através de acordos judiciais das verbas compensatórias da CESP (Companhia Energética de São Paulo) que ressarciam os municípios prejudicados com o acidente do lago da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, em Porto Primavera.

Última geração

A Dräger é uma empresa alemã de referência no mundo todo na área de equipamentos hospitalares, com tecnologia avançada e inovação no design, possibilitando o melhor resultado para o paciente.