Um terremoto de 8,2 graus na escala de Richter foi sentido nesta terça-feira na ilha de Kodiak, no Alasca (EUA) e provocou um alerta de tsunami que afeta essa zona do Pacífico, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS). A informação é da Agência Brasil.
O tremor aconteceu às 9h31 GMT (7h31, em Brasília) e seu epicentro ocorreu a 278 quilômetros ao sudeste da cidade de Kodiak, na ilha do mesmo nome, e a só 10 quilômetros de profundidade.
O forte tremor motivou um alerta de tsunami, emitido pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) para a costa do Alasca, bem como para a costa canadense do Pacífico.
O PTWC pediu que as pessoas que se encontram nas áreas afetadas pelo alerta busquem zonas elevadas e se afastem da costa, onde poderiam ocorrer inundações acompanhadas de fortes correntes.
O alerta de tsunami se mantém ativo nas costas do Alasca e da província canadense da Colúmbia Britânica, enquanto existe um aviso moderado em outras zonas, como o Havaí e o litoral americano até a fronteira com o México.