Em outubro de 2017, o comércio varejista na região de Presidente Prudente registrou um faturamento de R$ 754,2 milhões. O resultado representa uma leve alta de 1,5% em relação a outubro de 2016.
Apesar do resultado positivo, o varejo regional ficou com o pior desempenho do Estado de São Paulo. No acumulado do ano, a alta é de 2,6%, o que, em termos monetários, significa um aumento de R$ 188 milhões no faturamento no período.
Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela FecomércioSP em parceria com o Sincomércio Pontal/Alta Paulista, tendo por base informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Entre as nove atividades analisadas, quatro sofreram queda no faturamento em outubro na comparação com o mesmo mês de 2016. Os destaques negativos foram nos segmentos de supermercados (-4,1%); lojas de móveis e decoração (-2,08%); e lojas de vestuário, tecidos e calçados (-4,2%). Juntos, impactaram negativamente o resultado em 2,2 pontos porcentuais (p.p.).
Já os destaques positivos foram vistos nos segmentos de outras atividades (5,6%); concessionárias de veículos (15,8%); e farmácias e perfumarias (7,2%). Essas atividades contribuíram positivamente com 3,6 p.p. nas vendas do comércio da região.
De acordo com o Sincomércio, alguns resultados negativos de outubro parecem ser pontuais, como o dos supermercados, e que não devem interromper a retomada do varejo da região.