A infestação de escorpiões na cidade de Adamantina tem sido uma preocupação a mais para o cidadão, a picada desse inseto pode causar sérios transtornos para a vítima.
Uma das causas de sua proliferação é a grande quantidade de lixo jogado nas ruas e terrenos baldios, atitude que acaba atraindo baratas, cujo predador natural é o escorpião.
O escorpião é um animal invertebrado que possui hábito noturno, são carnívoros, se alimentam de cupins, moscas, grilos, baratas e outros insetos.
Costuma habitar em locais bem escuros, (buracos, fendas, entre tijolos, e no meio de entulhos).
Os principais predadores dos escorpiões são lacraias, sapos, gaviões, corujas, macacos, lagartos, aranhas, galinhas e camundongos.
Uma das formas de se proteger é manter o ambiente limpo e bem arejado, evitar acumulo de lixo doméstico, entulhos, madeiras velhas.
Outros cuidados que auxiliam a evitar a entrada dentro de casa
Deixar os ralos sempre bem fechados, usar os vedadores de portas (cobrinhas), verificar se os espelhos de luz estão firmes nas paredes e sem frestas, proteger os ralos externos com telas finas, tapar as pias e tanques, são pequenos cuidados que auxiliam a impedir a
a invasão por parte desses insetos.
Nossa reportagem esteve no Departamento de Controle de Vetores, e entrevistamos a Chefe de Controle de Endemias e Zoonoses, Francine de Brito Alves.
Ouça com atenção e colabore para que você e sua família estejam bem protegidos.
(com informações do site suapesquisa.com)