O primeiro ciclo de palestras do Programa Amigos do Peito será realizado amanhã, 24, a partir das 15h, na sede do Rotary (rua Santos Dumont em frente à Justiça do Trabalho). As palestras serão sobre Aleitamento Materno com a cirurgiã-dentista Maria Célia Henrique Branco Borges e Métodos Contraceptivos com o ginecologista e mastologista Manoel Carlos Melilo Felzener. A entrada é gratuita. Tratam-se das ações educativas oferecidas pelo projeto. São palestras desenvolvidas pela equipe multidisciplinar que ocorrem a cada dois meses.

O Programa Amigos do Peito oferece assistência diferenciada às gestantes por meio de ações educativas e preventivas que visam à promoção e manutenção da saúde geral e bucal das gestantes e crianças.

Ocorrem visitas hospitalares de segunda a sextas-feiras as puérperas pela dentista e enfermeira para orientar e auxiliar sobre amamentação, agendamento do exame do pezinho, teste da orelhinha, primeiro atendimento na bebê clínica e entrega do vale-kit (oferecido pela Farmais). Posteriormente são feitas as visitas domiciliares para a mãe e o recém-nascido.

No primeiro atendimento, o bebê passa pela dentista, que orienta a higiene bucal que deve ser realizada desde o nascimento com retornos periódicos até os dois anos e seis meses de idade.

Nos postos de saúde a gestante tem prioridade no atendimento odontológico, visto que problemas bucais podem acarretar partos prematuros.

O programa Amigos do Peito tem como parceiros as secretarias municipais de Assistência, Saúde, Educação e Cultura, Irmandade da Santa Casa de Dracena, Rotary Club Dracena Imperial, Casa da Amizade, Farmais, Avahu e pastoral da Criança. A coordenadora do Programa e idealizadora é Maria Célia Henrique Branco Borges e o coordenador da Saúde Bucal é o dentista Marco Antônio Colman.

De acordo com a enfermeira do Projeto, Francielli Cangussu de Lima Volpi, só no ano passado, o programa Amigos do Peito realizou 2.086 atendimentos, considerando o atendimento hospitalar, domiciliar e na bebê clínica no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara.

SERVIÇO – O programa Amigos do Peito é aberto a todas as gestantes de Dracena. Mais informações e só entrar em contato com a Secretária Municipal de Saúde pelo telefone 3822-3151 ramal 234.