Moradores do município de Junqueirópolis entraram em contato com a redação do Jornal Regional para reclamar que os alunos da rede municipal de ensino estariam sem aulas de Educação Física.

Os relatos eram de que a disciplina de Educação Física havia sido retirada da grade curricular pela secretaria municipal de Educação de Junqueirópolis neste ano e que os alunos estariam sem aulas da referida disciplina. Ainda segundo os moradores, os pais estariam se reunindo para procurar o Ministério Público tendo em vista o respeito à Lei de Diretrizes e Bases que norteia a Educação Básica.

A reportagem procurou a diretora municipal de Educação, Ilzete Aparecida Jampani, que respondeu aos questionamentos por e-mail, juntamente com o supervisor do Ensino Fundamental, José Henrique Rossi, e a supervisora de Educação Infantil, Silvana Dias.

De acordo com a diretora, as aulas de Educação Física continuam fazendo parte da matriz curricular do município e todos os alunos da pré-escola 2ª etapa e do Ensino Fundamental 1 da rede municipal de Educação tem duas aulas de Educação Física por semana, segundo ela, o que ocorreu foi a mudança do professor que ministra as aulas, agora é um pedagogo. “A mudança de profissional, para ministrar essas aulas de Educação Física, está amparada pela Lei, pois o PEB I é professor polivalente e tem formação para dar aulas nessa faixa etária em todas as disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia, Arte, Educação Física, que fazem parte do núcleo comum obrigatório pela LDB nº 9394/96”, esclareceu.

Ainda de acordo com Jampani, a alteração foi discutida em várias reuniões da equipe gestora do município de Junqueirópolis, formada pela diretora de Educação, diretores de Escola, supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas.